Saiu a nota do Enem! E agora, o que acontece?

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos concursos mais esperados do ano, o que acaba tirando o foco de todas as oportunidades que esse exame pode proporcionar. Se você participou da prova e já teve acesso a sua nota, é preciso saber como proceder a partir dai. Saiba de tudo a seguir:

Prouni

Vamos começar falando de um dos programas oficiais promovidos pelo Enem: o Prouni. A sigla corresponde ao Programa Universidade Para Todos e é destinado aos estudantes que desejam alcançar uma bolsa na rede particular de ensino.

O Prouni se divide em algumas categorias de concorrência, sendo elas ampla concorrência, cotas e cotas para quem possui algumas necessidade especial.

Para participar do Prouni 2020o estudante precisa inscrever a sua nota durante a data de inscrição do programa. Toda a inscrição é realizada a partir da plataforma digital do programa.

A inscrição é apenas a primeira etapa do processo que dá acesso a universidade, ainda é preciso que o candidato supere  a nota de corte do curso desejado.

Para verificar as suas chances de conquistar a sua vaga na universidade de sua escolha, você pode utilizar o simulador Prouni 2020uma ferramenta que pode auxiliar no seu resultado.

Sisu

Uma outra oportunidade, também sendo um dos programas oficias promovidos pelo Enem, é o Sisu. A sigla corresponde ao Sistema de Seleção Unificada, direcionado aos estudantes que almejam ingressas nas instituições públicas.

O Sisu tem um processo seletivo bem parecido com o Prouni, já que funciona após a divulgação da nota do Enem através de uma plataforma digital.

Mas vale lembrar, que diferente do Prouni, o Sisu não promove distribuição de bolsas parciais, tendo todas as ofertas disponíveis inteiramente pagas pela instituição.

O programa abre vagas duas vezes ao ano, no começo de cada semestre e os estudantes interessados podem se candidatar com a mesma nota.

FIES

O Fies é um dos maiores programas de financiamento estudantil e promove diferentes opções de bolsas para beneficiar devidamente os seus estudantes.

Este não é um dos programas oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio, mas para concorrer as bolsas disponíveis é necessário participar da prova.

Além disso, o candidato deve alcançar nota mínima para se inscrever através do portal. De acordo com o regulamento do Fies, o estudante deverá alcançar pelo menos 450 pontos e não zerar a nota do Enem.

Se o financiamento for aprovado, o estudante deverá comparecer na instituição de financiamento para verificar e assinar o contrato da negociação.