Como quitar o FIES antecipado? Veja dicas!

O Fies é um programa de financiamento estudantil que já ajudou muitos jovens a conquistarem o tão sonhado diploma. O programa é possível através da parceria com instituições privadas e a cobrança de juros a partir do financiamento.

Quem se inscreve no Fies sabe que irá precisar retornar o dinheiro algum período depois da finalização do curso. Mas você sabia que pode antecipar o pagamento do seu recurso e conseguir vantagens? Veja como a seguir:

O Fies está no ar há algum tempo e a cada ano tem sido mais requerido pelos estudantes. As bolsas disponíveis podem variar entre valores integrais ou parciais para finalizar os cursos desejados. Além disso, o programa conta com a participação de instituições do ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Nos últimos anos, a inciativa identificou uma inadimplência preocupante por parte dos estudantes e passou a cobrar um valor trimestral pelo uso da bolsa de estudos. Esse valor é equivalente a R$150 e representará uma segurança muito grande para que o FIES 2020 continue acontecendo.

Não pagar o Fies pode acabar gerando muitos problemas para o estudante. No caso dos pagamentos trimestrais, pode levar a perda total da bolsa e para os pagamentos posteriores ao curso, pode levar o estudante a ser registrado em órgãos de maus pagadores, como o SERASA, por exemplo.

A expectativa é que menos estudantes deixem de realizar o aditamento do FIES 2020 por conta de dividas. Por outro lado, quem resolve antecipar o pagamento do recurso utilizado com o Fies pode encontrar facilidades incríveis e se livrar mais rápidos dos juros e mensalidades. É a chamada antecipação do pagamento do Fies.

Se você está pensando em antecipar a quitação do Fies e se livrar da divida, vale a pena enfatizar que o estudante que opta por esse recurso consegue um desconto considerável. De acordo com o programa, dependendo da proposta do estudante, é possível oferece um desconto de 20% do valor total.

Para tanto, você deve procurar a instituição financeira responsável pela negociação do seu financiamento: a Caixa Econômica Federal. Os agentes responsáveis pelo Fies irão apresentar opções para que vocês possam chegar em um valor justo para ambos, com uma porcentagem condizente.

Quanto antes você procurar a Caixa, mais fácil será quitar o Fies. O mesmo é dito para quem quer encerrar o financiamento e continuar na instituição, o valor pode ser acordado na própria instituição financeira, desde que você procure o órgão com antecedência. A antecipação desse pagamento pode estar tirando um peso do seu bolso!